terça-feira, 16 de junho de 2009

Delphi

O Delphi é um outro ambiente integrado de desenvolvimento antigamente produzido pela Borlando, atualmente quem o produz é a Embarcadero. Sua linguagem é o Object Pascal, a mesma utilizada pelo Turbo Pascal.


Inicialmente foi desenhado para a plataforma Windows, posteriormente ganhou uma versão também para Linux lançada em 2001, chamada de Kylix com as mesmas funcionalidades, este por sua vez possui o desenvolvimento descontinuado. Atualmente vem sendo desenvolvido um projeto chamado Lazarus, sendo que este possui uma interface muito semelhante ao Delphi, porém o Lazarus tem a vantagem de ser multiplataforma, ou seja, roda tanto no windows quanto no Linux.

Uma curiosidade sobre o Delphi, é que seu nome foi inspirado na cidade de Delfos, único local da Grécia onde era possivel consultar o Óráculo de Delfos. Seu nome se deve ao fato de os desenvolvedores buscar uma ferramenta que permitisse acesso ao banco de dados Oracle. Devido a esse fato surgiu o trocadilho "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi".
Muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor. Além de ser compatível com os mais conhecidos banco de dados do mercado.
O Delphi foi o primeiro a ser descrito como um ambiente de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD). Em 2003, a versão Delphi 8 incluiu suporte para desenvolvimentos de aplicações .NET.

Em 2004, agora com a versão correspondente a 9, além de trazer as funcionalidades das suas versões anteriores, integrou ao ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver utilizando o ambiente do Delphi, C++ Builder ou c#. Na versão correspondente ao 10, o gerenciador de memória utilizado pelo Delphi foi substituído, toenando os aplicativos compilados em Delphi mais rápidos. Essa é a versão mais rápida do Delphi.

As principais diferenças entre o Delphi/Kylix e outras ferramentas de desenvolvimento são: a programação visual, programação orientada a eventos, as paletas VCL e CLX, forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e grande parte deles com o código fonte disponível. Algumas vantagens do Delphi são: a existência de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado e desenvolvimento rápido.

Algumas particularidades do Delphi são:
  • O visual, o usuário pode criar seu programa com a interface da maneira que desejar utilizando os componentes disponíveis na barra de ferramenta;
  • A Linguagem Orientada a Objetos trazida pela linguagem Object Pascal, que traz os conceitos de classe, herança e polimorfismo;
  • Orientação a Eventos, onde cada elemento de uma interface é capaz de capturar e associar ações a uma série de eventos;
  • Compilação, que é a geração de códigos em uma linguagem que a máquina entenda e que possa executar os aplicativos.
A seguir temos um exemplo de uma simples aplicação em Delphi passo a passo:
  • 1° Inicie o Delphi.
  • 2° No formulário que apareceu na tela, coloque um botão(Tbutton).

Nota: para colocar um botão, basta clicar sobre ele na paleta Standard e depois clicar no formulário, caso queira requintar seu aplicativo, altere suas propriedades.

  • 3° Clique duas vezes sobre o botão que apareceu.
  • 4° Deverá aparecer o seguinte código na sua tela:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
end;
  • 5° Verifique que estamos programando o evento onclick do botão, ou seja o que programarmos irá acontecer quando o usuário clicar no botão.
  • 6° Vamos utilizar a procedure ShowMessage() da unit Dialogs, ela é responsável por mostrar uma mensagem na tela.
  • 7° Entre o begin e o end do evento digite:

ShowMessage('Olá Mundo');

  • 8° O código final deverá ficar assim:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
ShowMessage('Olá Mundo');
end;
  • 9° Clique no botão verde da barra de ferramentas (uma seta para a direta) ou tecle F9.
  • 10° pronto, seu primeiro programa em Delphi esta rodando.

Um comentário:

Leonardo Finato disse...

Vanessa, corrige o nome da empresa, de Borlando para Borland. A nao ser que tenha mudado de nome, entao retiro o o pedido.
No mais, gostei muito do seu post.