Vamos começar com um pouco de história!
Tudo começou no início dos anos 90, mais precisamente em 1991, com a criação do Green Project, na Sun Microsystems. Nele trabalhavam James Gosling, Mike Sheridan e Patrik Naughton. O objetivo do projeto era antecipar e planejar a “próxima onda” do mundo digital, pois eles acreditavam que em algum momento haveria a convergência dos computadores com os eletrodomésticos. Em 1992 um grupo de pesquisadore surgiu com uma demonstração funcional da idéia inicial. O protótipo se chamava “StarSeven”, um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Um pouco mais na frente foi criado, para StarSeven, um mascote, hoje amplamente conhecido no mundo Java, o Duke. Ele era responsável em ser um guia virtual para ajudar e ensinar o usuário a utilizar o equipamento. Logo depois, James Gosling especificou uma nova linguagem de programação para o StarSeven e a batizou de “Oak”. O próximo passo era encontrar um mercado para o StarSeven, mas infelizmente a idéia inovadora não foi vista com bons olhos pelas empresas de TV a cabo daquela época. A idéia que o StarSeven tentava vender, hoje já é realidade em programas interativos e também na TV digital. A idéia certa, na época errada. Entretanto, aconteceu em 1994 o estouro da Internet e rapidamente uma grande rede interativa estava se estabelecendo. Era este tipo de rede interativa que a equipe do StarSeven estava tentando vender para as empresas de TV a cabo. E, da noite para o dia, não era mais necessário construir a infra-estrutura para a rede, ela simplesmente estava lá. Gosling foi incumbido de adaptar o Oak para a Internet e em janeiro 1995 foi lançada uma nova versão do Oak que foi rebatizada para JAVA. A linguagem de programação Java tinha sido projetada para se mover por meio das redes de dispositivos heterogêneos, redes como a Internet. Agora aplicações poderiam ser executadas dentro dos browsers nos Applets Java e tudo seria disponibilizado pela Internet instantaneamente. Foi o estático HTML dos browsers que promoveu a rápida disseminação da dinâmica tecnologia Java. A velocidade dos acontecimentos seguintes foi assustadora, o número de usuários cresceu rapidamente, grandes fornecedores de tecnologia, como a IBM anunciaram suporte para a tecnologia Java.
Desde seu lançamento, em maio de 1995, a linguagem Java foi adotada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação. Em 2004 JAVA atingiu a marca de 3 milhões de desenvolvedores em todo mundo, e ainda continuou crescendo e hoje é uma referência no mercado de desenvolvimento de software como uma das linguagens programação mais usadas, que serve para qualquer tipo de aplicação. Você sabia que seu cartão de crédito pode ter um JavaCard?
Em 1997 a Sun Microsystems tentou submeter a linguagem a padronização pelos orgãos ISO/IEC e ECMA, mas acabou desistindo. Java ainda é um standard de fato, que é controlada através da JCP (Java Comunity Process). Em 13 de Novembro de 2006, a Sun lançou a maior parte do Java como Software Livre sob os termos da GNU General Public License (GPL). Em 8 de Maio de 2007 a Sun finalizou o processo, tornando praticamente todo o código Java como software de código aberto, menos uma pequena porção da qual a Sun não possui copyright.
A plataforma de desenvolvimento JAVA possui várias extensões, sendo as principais: Java 2 Enterprise Edition (J2EE); Java 2 Mobile Edition (J2ME) e Java 2 Standard Edition (J2SE)
- Java 2 Micro Edition (J2ME) - a plataforma Java voltada para pequenos dipositivos, como telefones celulares, agendas eletrônicas, televisores, aparelhos eletrônicos em geral.
- Java 2 Standard Edition (J2SE) - a plataforma voltada para aplicações cliente. Essa é a plataforma que será encontrada nos browsers web e instalada nos sistemas operacionais que já incluírem a plataforma Java.
- Java 2 Enterprise Edition (J2EE) - essa é a plataforma Java para desenvolvimento e execussão de aplicações servidoras. Possui todo o suporte para desenvolver aplicações robustas e escaláveis, para suportar grandes números de usuários. Os servidores de aplicação implementam essa plataforma.
Vale lembrar que JAVA permite o uso de qualquer sistema operacional, seja ele Windows, Unix ou Linux, ou mesmo plataforma Mainframe.
Conclusão
A tecnologia JAVA vem evoluindo com muita velocidade, e nem sempre é fácil de acompanhar as mudanças. Isso muitas vezes acaba se refletindo em uma grande quantidade de produtos e ainda numa maior variedade de versões.
Bem, eu procurie com esse post clariar um pouco as idéias sobre JAVA, é claro que essa não é nem a ponta do Iceberg, pois o assunto é muitíssimo extenso, mas já é um começo!
Qualquer dúvida, pode perguntar, e se eu não souber responder, a gente aprende junto!!!
3 comentários:
Ficou bem interessante o post, gostei por vocês terem tentado facilitar o entendimento post realmente mt bom ^^ . Agora tenho + noção do que seria java e descobri que ele ta quase 100% free
hehehe
blz Hugo!!!
Obrigado por me mostrar sua opinião...
E é muito bom poder contribuir com uma parte do seu conhecimento!!
Um abraço!
Qualquer dúvida é só falar!!!
LINKI-SI
Muito interessante!
Porque é que chamava como JAVA e não de outro nome? Abraço
Postar um comentário