Java2EE vem do inglês Java 2 Enterprise Edition, que em português significa Java Edição Empresarial.
O J2EE (Java2 Enterprise Edition) é a plataforma Java voltada para redes, internet, intranets e afins. Assim, ela contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, sistemas de e-mail, banco de dados, etc. Por essas características, o J2EE foi desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos. É uma tecnologia que torna possível projetar, desenvolver, empacotar e implantar aplicações empresariais baseadas em componentes. A plataforma é voltada para aplicações de modelos multi-camadas distribuídos com a possibilidade de reutilização de componentes, transferência de dados feita em XML, constituir modelos de segurança unificados e um flexível controle transacional. A plataforma J2EE é considerada um padrão de desenvolvimento, já que os fornecedores de software que a utilizam devem seguir determinadas regras para que possam declarar seus produtos como compatíveis com Java EE. Este tipo de plataforma contém bibliotecas desenvolvidas para o acesso a base de dados, RPC, CORBA, etc.. Devido a essas características ela é utilizada principalmente para o desenvolvimento de aplicações corporativas.
A plataforma J2EE contém uma série de especificações, cada uma com funcionalidades distintas. Entre elas, tem-se:
- JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso a banco de dados;
- Servlets, para o desenvolvimento de aplicações Web, isto é, esse recurso "estende" o funcionamento dos servidores Web, permitindo a geração de conteúdo dinâmico nos sites. Ele contém uma API que abstrai e disponibiliza os recursos do servidor Web de maneira simplificada para o programador.
- JSP (Java Server Pages), um tipo de servidor Web. Grossamente falando, servidores Web são as aplicações que permitem você acessar um site na internet, é uma especialização do servlet que permite que o conteúdo dinâmico seja facilmente desenvolvido.
- JTA (Java Transaction API), é uma API que padroniza o tratamento de transações dentro de uma aplicação Java.
- EJBs (Enterprise Java Beans), utilizados no desenvolvimento de componentes de software. Eles permitem que o programador se concentre nas necessidades do negócio do cliente, enquanto questões de infra-estrutura, segurança, disponibilidade e escalabilidade são responsabilidade do servidor de aplicações.
- JCA (Java Connector Architecture), é uma API que padroniza a ligação a aplicações legadas.
- JPA (Java Persistence API), é uma API que padroniza o acesso a banco de dados através de mapeamento Objeto/Relacional dos Enterprise Java Beans.
( API: vem do inglês Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicativos, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos -- isto é: programas que não querem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados, etc. Ou então programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.
No caso de sistemas operacionais, a API costuma ser dissociada de tarefas mais essenciais, como manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Estas tarefas são atributos do Kernel ou núcleo do sistema, e raramente são programáveis.
Mais recentemente o uso de APIs tem se generalizado nos plug-ins, acessórios que complementam a funcionalidade de um programa. Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plug-ins, estendendo as funcionalidades do programa para os utilizadores comuns. )
Texto original obtido em: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_EE" "http://pt.wikipedia.org/wiki/API"
Nenhum comentário:
Postar um comentário