sábado, 21 de março de 2009

O que é Oracle ?

Oracle é uma potente ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados. Explicamos a ferramenta e as ajudas que oferece ao desenvolvedor.

Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados. É um produto vendido a nível mundial, embora a grande potência que tem e seu elevado preço fazem com que só se veja em empresas muito grandes e multinacionais, por norma geral. No desenvolvimento de páginas web acontece o mesmo: como é um sistema muito caro não está tão espalhado como outras bases de dados, por exemplo, Access, MySQL, SQL Server, etc.

Vamos agora centrarmos no que é Oracle exatamente e como funciona a programação sobre este. Oracle como antes foi mencionado se baseia na tecnologia cliente/servidor, portanto, para sua utilização primeiro, seria necessário instalar a ferramenta servidor (Oracle 8i) e posteriormente poderíamos atacar à base de dados desde outras máquinas com ferramentas de desenvolvimento como Oracle Designer e Oracle Developer, que são as ferramentas básicas de programação sobre Oracle.

Para desenvolver em Oracle utilizamos PL/SQL uma linguagem de 5ª geração, bastante potente para tratar e gerenciar a base de dados, também por norma geral costuma-se utilizar SQL ao criar um formulário.

É possível logicamente atacar a base de dados através do SQL plus incorporado no pacote de programas Oracle para poder realizar consultas, utilizando a linguagem SQL.

O Developer é uma ferramenta que nos permite criar formulários em local, ou seja, mediante esta ferramenta nós podemos criar formulários, compilá-los e executá-los, mas se quisermos que os outros trabalhem sobre este formulário deveremos copiá-lo regularmente em uma pasta compartida para todos, de modo que, quando quiserem realizar uma mudança, deverão copiar de tal pasta e logo voltar a subir à pasta. Este sistema como podemos observar é bastante complicado e pouco confiável, pois é normal que as versões percam e se insistam com freqüência. A principal vantagem desta ferramenta é que é bastante intuitiva e dispõem de um modo que nos permite compor o formulário, tal e como o faríamos em Visual Basic ou em Visual C.

Os problemas anteriores estão totalmente resolvidos com Designer que é uma ferramenta que se conecta à base de dados e portanto, criamos os formulários nela, desta maneira todo mundo se conecta mediante Designer à aplicação que contem todos os formulários e não há problemas de diferentes versões, isto é muito útil e perfeito para evitar massacrar o trabalho de outros. Mas, o principal e mais notável problema é a falta de um meio visual para desenhar o formulário, ou seja, nos aparece uma estrutura como de árvore na qual inserimos um formulário, e ao mesmo tempo dentro deste inserimos blocos ou módulos que são as estruturas que conterão os elementos dos formulários, que podem estar baseados em tabelas ou não.

Portanto, se quisermos fazer formulários para praticar ou para provar o que é isto de Oracle, recomenda-se que se use Developer, pois é muito mais fácil e intuitivo à princípio.

2 comentários:

UnluckyMan disse...

Oracle seria uma IDE ou uma ferramenta?

Developer seria restrito a um lugar específico e compartilhado né? (tipo compartilhamento de pastas numa rede só que com + liberdade?)

Designer é livre porém meio sem controle que tem o Developer por receber informações de todos e em todos os locais?

O post ta bem legal, não sei se as conclusões que tirei estão corretas então mas se não tiverem, poderiam dar um exemplo?

Phannton disse...

É exatamente isso, o local onde ficará armazenado os formulários será 1 pasta compartilhada e sempre que for editar e tudo mais é carregado daquela pasta para uma local.
Eu já não vejo o Designer dessa forma, porque da mesma forma que você compartilha a pasta todos poderiam alterar os dados então o Designer só torna isso mais prático.
Um exemplo prático seria uma simples Rede LAN Banco de Dados Baseados na Arquitetura Cliente/Servidor.